Cariri eletrônico – paisagens sonoras no Nordeste Ver ampliado

Cariri eletrônico – paisagens sonoras no Nordeste

AutorRoberto Marques

ISBN: 978-85-64586-98-7

Formato: 16x23 cm

Paginas: 194

Mais detalhes

R$ 38,00

À venda Em oferta!

Cariri eletrônico – paisagens sonoras no Nordeste <p><span style="font-size: 12pt;"><span style="font-family: Garamond, serif;"><strong>Cariri eletrônico – paisagens sonoras no Nordeste</strong></span> </span></p> <p><span style="font-family: Garamond, serif; font-size: 12pt;"><strong>Roberto Marques</strong></span></p> <p class="western" style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt;"><span style="font-family: Garamond, serif;">Roberto Marques apresenta uma reflexão original sobre a significação do que se convencionou chamar de Nordeste brasileiro ao pôr em cheque a constelação imaginária de ícones inflacionados que pelo uso e abuso caricatural condensam velhas, e ainda insistentes, imagens de um nordeste estruturado pelas relações pessoais, sertão, cangaço, paisagens rurais, religiosidades, festas populares. O </span><em style="font-size: medium; font-family: Garamond, serif;">nordeste </em><span style="font-family: Garamond, serif;">proposto pelo livro não emerge vinculado a seus fantasmas identitários e suas formas representacionais mais comuns ao imaginário brasileiro. O </span><em style="font-size: medium; font-family: Garamond, serif;">nordeste </em><span style="font-family: Garamond, serif;">em minúscula não se torna fóssil de si mesmo.</span></span></p> <p class="western" style="text-align: justify;" align="JUSTIFY"><span style="font-family: Garamond, serif; font-size: 10pt;">O ritmo, o eletrônico, as letras, seu caráter formal engendram significações que ressoam novas formas de socialidade, novos arranjos sociais e por isso o eletrônico, ele mesmo, é convertido em potência desestabilizadora de imagens. Ao revisitar as mesmas referências, o que é <em>típico</em>, exorciza os fantasmas do moderno e do tradicional e os apresenta, de uma só vez, transformados em novas realidades. O eletrônico, sua forma, precipita novos conteúdos que se expressam na reconfiguração das relações sociais de gênero, de classe social, de tradicional. Seu ritmo, seu volume, se impõem sobre os corpos, sobre o mundo, e a contrapelo engendram uma nova paisagem sonora que por ser literalmente <em>sonora </em>está no plano, agora, do significante, do som que chacoalha, que cinde as estabelecidas significações sobre o Nordeste. (Marco Antonio Gonçalves)</span></p>
R$ 30,40

Cariri eletrônico – paisagens sonoras no Nordeste 

Roberto Marques

Roberto Marques apresenta uma reflexão original sobre a significação do que se convencionou chamar de Nordeste brasileiro ao pôr em cheque a constelação imaginária de ícones inflacionados que pelo uso e abuso caricatural condensam velhas, e ainda insistentes, imagens de um nordeste estruturado pelas relações pessoais, sertão, cangaço, paisagens rurais, religiosidades, festas populares. O nordeste proposto pelo livro não emerge vinculado a seus fantasmas identitários e suas formas representacionais mais comuns ao imaginário brasileiro. O nordeste em minúscula não se torna fóssil de si mesmo.

O ritmo, o eletrônico, as letras, seu caráter formal engendram significações que ressoam novas formas de socialidade, novos arranjos sociais e por isso o eletrônico, ele mesmo, é convertido em potência desestabilizadora de imagens. Ao revisitar as mesmas referências, o que é típico, exorciza os fantasmas do moderno e do tradicional e os apresenta, de uma só vez, transformados em novas realidades. O eletrônico, sua forma, precipita novos conteúdos que se expressam na reconfiguração das relações sociais de gênero, de classe social, de tradicional. Seu ritmo, seu volume, se impõem sobre os corpos, sobre o mundo, e a contrapelo engendram uma nova paisagem sonora que por ser literalmente sonora está no plano, agora, do significante, do som que chacoalha, que cinde as estabelecidas significações sobre o Nordeste. (Marco Antonio Gonçalves)

Fale conosco

           Não encontrou o produto           desejado, envie-nos um           e-mail.

Telefone:11-2365-0744

Enviar e-mail

Newsletter

PayPal