As dinâmicas da luta pela anistia na transição política Ver ampliado

As dinâmicas da luta pela anistia na transição política

AutorLucas Monteiro de Oliveira

 

ISBN: 978-85-8499-066-5

Mais detalhes

R$ 40,00

As dinâmicas da luta pela anistia na transição política <p class="western"><span style="font-family: Garamond, serif;"><span>Em 28 de agosto de 1979 foi aprovada a lei de anistia, sendo considerada – tanto pela imprensa quanto pela academia – um importante marco na transição da ditadura para a democracia. Entretanto, foram poucas as pesquisas que buscaram compreender, especificamente, a inserção da anistia na construção da agenda de transição. Foi esse o esforço que orientou o texto aqui exposto. Para tanto, foi necessário analisar: as dinâmicas dos movimentos em favor da anistia; as articulações e discussões parlamentares em torno da lei; além da relação entre essas mobilizações e as demais ações oposicionistas.</span></span></p> <p class="western"><span style="font-family: Garamond, serif;"><span>O livro apresenta uma análise singular desse processo, ao mostrar a articulação entre os diferentes aspectos do tema: a construção da anistia no imaginário social marcado pelas tensões entre as diferentes concepções; a discussão parlamentar acerca do tema e a relação do parlamento com os movimentos sociais; e, por fim, a inclusão da anistia em uma agenda conjunta com a reforma partidária que conduziu à dispersão das forças políticas de oposição.</span></span></p>
R$ 32,00

Em 28 de agosto de 1979 foi aprovada a lei de anistia, sendo considerada – tanto pela imprensa quanto pela academia – um importante marco na transição da ditadura para a democracia. Entretanto, foram poucas as pesquisas que buscaram compreender, especificamente, a inserção da anistia na construção da agenda de transição. Foi esse o esforço que orientou o texto aqui exposto. Para tanto, foi necessário analisar: as dinâmicas dos movimentos em favor da anistia; as articulações e discussões parlamentares em torno da lei; além da relação entre essas mobilizações e as demais ações oposicionistas.

O livro apresenta uma análise singular desse processo, ao mostrar a articulação entre os diferentes aspectos do tema: a construção da anistia no imaginário social marcado pelas tensões entre as diferentes concepções; a discussão parlamentar acerca do tema e a relação do parlamento com os movimentos sociais; e, por fim, a inclusão da anistia em uma agenda conjunta com a reforma partidária que conduziu à dispersão das forças políticas de oposição.

Fale conosco

           Não encontrou o produto           desejado, envie-nos um           e-mail.

Telefone:11-2365-0744

Enviar e-mail

Newsletter

PayPal